sou quieta como folha de outono esquecida entre as páginas de um livro, sou definida e clara como o jarro com a bacia de ágata no canto do quarto - se tomada com cuidado, verto água límpida sobre as mãos para que se possa refrescar o rosto mas, se tocada por dedos bruscos num segundo me estilhaço em cacos, me esfarelo em poeira dourada.


.Caio Fernando Abreu

domingo, 10 de abril de 2011

"Ketut prosseguiu explicando que os balineses acreditam que cada um de nós quando nasce vem acompanhado de quatro irmãos invisíveis, que vêm ao mundo conosco e que nos protegem durante a vida. Quando a criança está no útero, seus quatro irmão estão lá também - são representados pela placenta, pelo líquido amniótico, pelo cordão umbilical e pela substância amarela e sebenta que protege a pele do bebê. Quando o bebê nasce, os pais recolhem o máximo possível dessas substâncias externas relacionadas ao nascimento, depositam-nas dentro de um coco vazio e enterram-nas junto à porta da frente da casa da família. Segundo os balineses, esse coco sagrado é o local sagrado de descanso dos quatro irmãos que não nasceram, e esse lugar é cuidado para sempre, como um santuário.
Desde que começa a adquirir consciência, a criança aprende que esses quatro irmãos a acompanham no mundo aonde quer que vá, e que eles sempre cuidarão dela. Os irmãos encarnam as quatro virtudes de que uma pessoa necessita para ter segurança e felicidade na vida: inteligência, amizade, força e (adoro esta) poesia. Os irmãos podem ser chamados em qualquer situação crítica para resgatar e ajudar.
Quando você morre, seus quatro irmãos espirituais recolhem sua alma e levam você para o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Speak my tongue.